Quanto é que você vale?
Uma barra de ferro vale aproximadamente $5 dólares. Esta mesma barra, se usada para fazer ferraduras vale $50. A mesma barra, se usada para fazer alfinetes, valeria $5,000. A mesma barra de ferro, que crua, em si apenas vale $5, se usada para fabricar molas de relógios suíços valeria $500,000.
A matéria crua não é tão importante como a maneira que é trabalhada. Deus nos dá, cada um, dons e responsabilidades espirituais. Depende de nós se aquilo que Ele nos dá continua como apenas a matéria crua, ou, é trabalhado e transformado em algo precioso e de valor incalculável. – Autor original desconhecido
Famílias disfuncionais
Na árvore genealógica de Jesus, não encontramos nenhum herói de esportes ou presidentes. Algumas figuras da turma da pesada formaram seu passado. Mas, Mateus não esconde estas pessoas, e os pais de Jesus nunca deixaram o passado determinar o presente.
Superando um passado disfuncional não é fácil, mas, nunca adote o passado com sua desculpa. Com Jesus, a vida começa de novo com nova energia, novo propósito, e novo amor. Comece seu dia com oração, viva ele pelas promessas da Palavra de Deus, e use os recursos e relacionamentos da sua igreja para concertar, curar e superar. Sem desculpas!
- Barton, B. B. (1996). Matthew. Life application Bible commentary (Page 6). Wheaton, Ill.: Tyndale House Publishers.
Ofertando da Substância
A alegria de ofertar sacrificialmente é um dos valores perdidos no meio da prosperidade. Eu freqüentemente vi meus pais dando além daquilo que era confortável para eles. E, não sei com quanto freqüência meus filhos me vêem contribuindo de forma sacrifical ao Reino de Deus. Provérbios 3:9 nos ensina a honrar o Senhor com os nossos bens, com a substância daquilo que possuímos. Normalmente, ofertamos da sobra, mas ele deseja da substância. Há uma diferença.
- Larry L. Kiser em Fundamentalist Journal (March 1989) ("Jornal Fundamentalista"). Christianity Today, Vol. 33, no. 8.
Escondendo Nossa Bondade
Vamos esconder a nossa bondade - sim, vamos esconder até de nós mesmo. Dê com tanta freqüência, e de forma tão constante, que você nem mais nota que tenha ajudado os necessitados do que você notaria que tenha tomado suas refeições normais. Dê as suas esmolas sem nem sussurrar para si mesmo "Como sou generoso!" Não dê nenhuma recompensa para si mesmo. Deixe o assunto com Deus, que nunca deixa de ver, de notar, e de recompensar. - Este é o pão, que comido na pressa, é mais doce do que o banquete de reis.
Charles H. Spurgeon in Faith's Checkbook ("O Talão de Cheques da Fé"). Christianity Today, Vol. 32, no. 5.
"A Maravilhosa Graça de Deus"
Alguns anos atrás, numa igreja na Inglaterra, o pastor notou um ex-assaltante se ajoelhando para receber a ceia do Senhor ao lado de um juiz da Suprema Corte da Inglaterra. O juiz era o mesmo que, anos antes, havia condenado o assaltante a sete anos na prisão.
Após o culto, enquanto o juiz e o pastor caminhavam juntos, o juiz perguntou, “Você viu quem estava ajoelhado ao meu lado durante a ceia?”
“Sim”, respondeu o pastor, “mas eu não sabia que você havia notado”.
Os dois homens caminharam em silêncio por alguns momentos. Daí o juiz disse, “Que milagre da graça!”
O pastor concordou. “Sim, que milagre maravilhoso da graça”.
Daí o juiz perguntou, “Mas você se refere a quem?”
O pastor respondeu “É claro, à conversão do assaltante.”
O juiz falou “Mas eu não estava pensando nele. Estava pensando em mim mesmo.”
“Como assim?” indagou o pastor.
O juiz respondeu, “O assaltante sabia o quanto ele precisava de Cristo para salvá-lo dos seus pecados. Mas, olhe para mim. Eu fui ensinado desde a infância a ser um cavalheiro, a cumprir a minha palavra, fazer minha orações, ir à igreja. Eu passei por Oxford, recebi meu diploma, fui advogado e eventualmente tornei-me juiz. Pastor, nada, a não ser a graça de Deus, podia ter me levado a admitir que eu era um pecador igual àquele assaltante. Levou muito mais graça para me perdoar por meu orgulho, minha confiança em mim mesmo, para me levar a reconhecer que não sou melhor aos olhos de Deus do que aquele assaltante que eu mandei à prisão.”
E que maravilha a graça é. Boas pessoas só não entram no céu porque seu orgulho as impede de chegar ao Salvador.
- Steven J. Cole, Not the healthy but the sick WORLD (March 1, 1997).
A Lei Superior
Uma lei estabelece um padrão. Ou ela manda como as coisas devem acontecer, ou como elas de fato acontecem. A lei da gravidade diz que uma laje deve ficar aonde estiver posta. Assim a calçada está sempre no mesmo lugar. Mas, todos nós já vimos lajes pesadas de concreto que foram levantadas e quebradas porque uma pequena semente caiu no chão, cresceu e uma árvore levantou suas raízes e quebrou o cimento.
É assim que uma lei se mostra superior a outra. Paulo falou que a lei do Espírito da vida nos livrou da lei do pecado e da morte (Rom 8:2). Graças a Jesus, a lei da graça é superior à lei da condenação. A segunda lei (de crescimento de sementes) não anula a primeira (de gravidade). Mas, a segunda supera o poder da primeira como a Lei do Espírito supera a lei do pecado.
- Green, Michael P., "Ilustrações Para Pregação Bíblica" (Illustrations for Biblical Preaching), (Grand Rapids, Michigan: Baker Book House) 1989, p. 210
Mudando de Filiação
A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO
Um milionário redigiu seu testamento desta forma:
"Deixo a minha fortuna para o meu irmão não para o meu sobrinho jamais para o meu advogado nada para os pobres."
Como se vê, ninguém entendeu, porque não há nenhuma pontuação e houve enorme confusão entre os interessados na herança.
O irmão achou que o certo seria assim:
"Deixo minha fortuna para o meu irmão; não para o meu sobrinho, jamais para o meu advogado, nada para os pobres."
Veio o sobrinho e disse que o certo era:
"Deixo a minha fortuna: para o meu irmão, não; para o meu sobrinho; jamais para o meu advogado, nada para os pobres."
Por sua vez, o advogado sustentou que a redação era:
"Deixo a minha fortuna: para o meu irmão, não; para o meu sobrinho, jamais; para o meu advogado, nada para os pobres."
Finalmente, um defensor dos pobres disse que o certo na realidade era:
"Deixo a minha fortuna: para o meu irmão, não; para o meu sobrinho, jamais; para o meu advogado, nada; para os pobres."
E o desfecho da história, o deslinde da questão? Também temos curiosidade de sabê-lo... De qualquer forma, fica o lembrete:
Aprenda a pontuar e, quando redigir seu testamento, pontue-o convenientemente, sem criar charadas para os impacientes herdeiros.
(Autor desconhecido, Reproduzido com permissão do site “Nossa Língua Nossa Pátria” de Eduardo F. Paeshttps://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes.)
ABC DE MILLÔR FERNANDES
Algumas definições de letras do abecedário de Millôr Fernandes em seu "Livro Definitivo":
A é uma letra com sótão;
B é um I que se apaixonou por um 3;
Ao C só resta uma saída;
D é um berimbau bíblico;
O E ri-se eternamente das outras letras;
F, com seu chapéu desabado entre os olhos, é um gângster à espera de oportunidade;
A pontinha do G é que lhe dá esse ar desdenhoso;
H é letra duplex;
O i minúsculo é um biboque;
O j minúsculo é uma foca brincando com a sua bolinha;
K treina passo de ganso;
O m minúsculo é uma cadeia de montanhas;
N é uma M perneta;
O o minúsculo é um buraquinho no alfabeto;
P é um d plantando bananeira;
Q anda sempre com o laço do sapato solto;
R ficou assim de tanto praticar halterofilismo;
S é um cisne orgulhoso;
Na balança do T se faz justiça;
U é a ferradura do alfabeto;
V, a ponta de lança;
X, uma encruzilhada;
Finalmente, o Z é o caminho mais curto depois da bebida.
Se você está com sua carteira de identidade, tire-a. Olhe uma coisa na sua carteira.
Sua carteira de identidade representa seu nome, o número da carteira, etc. Ainda há uma parte que trata de "Filiação". Lá você vê os nomes de seus pais.
Meus pais foram pessoas simples. Minha mãe foi uma secretária de escola pública. Meu pai, agora falecido, foi um pequeno fazendeiro.
Segundo o Evangelho de Mateus, Deus é capaz de fazer um milagre na sua vida. Ele pode mudar sua filiação.
De filho e descendente de pessoas comuns, Deus pode tornar você um filho do Rei. Mas, Ele só pode fazer isso se você seguir e obedecer àquele Rei.
Ele não pode mudar e não quer mudar seu passado. Mas, ele pode mudar seu futuro. Ele pode mudar seu futuro eterno.
De gente comum, Deus pode fazer de qualquer um, um filho do Rei. A história do parentesco de Jesus é uma história de muitas falhas e erros. Havia pessoas extraordinárias, e muitas pessoas simples e comuns. Mas, desta linhagem, Deus levantou o Rei dos Reis. E, ele nos convida a fazer parte também da mesma linhagem. Pela graça de Deus, nós podemos mudar hoje a nossa filiação. Ele pode nos transformar em filhos do Rei. Mat 1:1-17